Páginas

MELHORES POSTS

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Definir ou não a mesa de cada convidado?

Está aí uma das dúvidas mais frequentes. Vários casais perguntam se devem definir ou não a mesa a qual os convidados vão se dirigir. Alguns têm medo que a atitude pareça indelicada, uma imposição, já que toda pessoa deveria escolher junto de quem quer sentar-se. Quando perguntam a minha opinião eu digo sem medo: sou totalmente a favor da marcação de mesas e vou explicar porque essa prática é boa, faz com que a sua festa flua muito melhor e pode até economizar um dinheirinho do seu orçamento.


Para começar esqueça a ideia de que as pessoas podem se sentir constrangidas por não escolherem seus assentos. Eles serão definidos pelos noivos, os donos da festa, que sabem muito bem quem é amigo de quem e que lugar aquele convidado escolheria caso a mesa não fosse previamente demarcada. Os noivos vão formar mesas de acordo com afinidades: o grupo de amigos do trabalho, o grupo dos tempos de colégio, as amigas da faculdade. Ninguém vai ser obrigado a ficar em uma mesa onde não conhece ninguém.
Outro argumento: imagine que um convidado se perdeu no caminho da igreja para a recepção ou que só vai poder ir na festa. Essa pessoa vai chegar atrasada e encontrar todos já sentados. Se a mesa não tiver sido definida ela vai acabar dirigindo-se àquela que tiver um espaço sobrando. De repente só tem assento junto com os tios do noivo que moram em outra cidade, com os quais seu convidado nunca conversou na vida. Agora, se as mesas forem numeradas, esse atrasado vai chegar e encontrar seu lugar reservado junto com seu grupo de amigos.
E aquele papo de que demarcar mesas economiza dinheiro? Vamos voltar ao seu amigo atrasado. Se na tal mesa dos tios do noivo só tiver um espaço sobrando e o amigo estiver acompanhado você tem um problema. Não vai fazer pessoas casadas sentarem em mesas diferentes, não é? A solução seria destinar uma mesa vazia para o casal que acabou de chegar. Sem problemas, você pode estar pensando, mas lembre-se que uma mesa extra requer providenciar mais um arranjo, mais uma toalha, mais cadeiras, mais sousplats, mais pratos, mais talheres, mais guardanapos, mais taças, mais menus. Ufa! O custo final de uma mesa a mais não é barato, sem contar que mesas com pouca gente dão um visual estranho ao salão.
É por essas e outras que eu sou a maior defensora das mesas demarcadas. Elas poupam os noivos de muitos possíveis problemas. Decidiu por definir as mesas de cada convidado? Então preste atenção em alguns detalhes para que tudo saia perfeito:
- Faça um esquema prévio de demarcação de lugares depois de entregar os convites. Ele será revisado assim que chegarem as confirmações de presença. Com a lista de quem vai e de quem não vai comparecer você cria o esquema final.
- Se contratou uma cerimonialista ela certamente irá disponibilizar recepcionistas que vão ficar com a lista de convidados em mãos na entrada da festa. O convidado chega, diz seu nome e a recepcionista indica a qual mesa ele deve se dirigir.
- Não terá cerimonialista e não tem como contratar recepcionista? Sem problemas! Você pode fazer o mesmo que as noivas americanas. Na entrada da festa coloque uma mesa com cartões (como o do modelo abaixo) dispostos em ordem alfabética. Seu convidado vai chegar, encontrar seu nome e descobrir qual a mesa que os noivos escolheram para ele.



Viu como é simples? Abaixo você vê uma sugestão para a mesa que vai concentrar os cartões com os nomes dos seus convidados. Fica a dica, noivos: definir os lugares poupa vocês de complicações desnecessárias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário